Socorro

Socorro foi fundada em 1738, por Simão Toledo Piza, após os índios Carajás se afastarem do local em decorrência das incursões dos bandeirantes. Na época, era chamada Campanha de Toledo, pertencia ao chamado Sertão de Bragança e contava com 922 habitantes. Em 1829, foi erguida uma capela em homenagem à Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, padroeira do município, no local da atual Igreja Matriz. A primeira missa foi realizada na data de 9 de agosto, data que se comemora o aniversário do município.
Em 1883, Socorro foi declarada município e, em maio de 1889, como comarca. Em 1945, o então governador do Estado de São Paulo, Fernando Costa, elevou a município à condição de Estância Sanitária.
Socorro fica às margens do rio do Peixe e na Serra da Mantiqueira. Atualmente, a economia do município está voltada para o setor de confecções (malharias), agricultura, pecuária e turismo ecológico e de esporte de aventura.

O que fazer em Socorro?

Visitar a Igreja Matriz

Concluída em 1924, em estilo eclético, em alvenaria de tijolos, sob o comando do Pe. Antônio Sampaio, foi erguida no mesmo local onde esteve a primeira capela em 1829. As pinturas e os vitrais foram doados por famílias socorrenses. No interior encontra-se obras do artista Mario Tomazzo de São Paulo. Possui um sino de 250 kg com nome de "Sagrado Coração de Jesus" e um de 180 kg, cujo nome é "Nossa Senhora do Perpétuo Socorro".

Andar de Maria Fumaça 208

Até meados dos anos 60, transitou por Socorro a Maria Fumaça 208, um item histórico, implantado pela Companhia Mogiana, que ligava as cidades da região e faz parte da lembrança de muitos socorrenses. Depois de 50 anos, a 208 voltou para seu lugar de origem, onde fez sua história e agora uma senhora Maria Fumaça continua com suas novas histórias.

Mirante Pedra Bela Vista

Ideal para quem gosta de fotografar, o Mirante Pedra Bela Vista é um dos melhores lugares para curtir o pôr do sol que tem uma das mais bonitas paisagens de Socorro. Por lá dá para se aventurar nas alturas nas atividades de rappel e escalada e ainda caminhar na mata passando por grutas e belos visuais. Você conta com hospedagem em cabanas rústicas, bar e restaurante com alimentação natural. Conheça também o pan de palo – um pão assado na fogueira e recheado com diversas opções de doces e salgados.

Parque de Aventura Monjolinho

Situado em reserva florestal, o Parque de Aventura Monjolinho oferece contato com a natureza e buffet da culinária da roça para passar o dia, ele é um dos pioneiros na prática de turismo de aventura em Socorro. Um excelente local para passeio com sua família, lazer e descanso. Além de muita emoção. Perfeito para grupos, muita diversão com os amigos, casais aventureiros e ainda pode passear com seu pet.

Horto Municipal

Local arborizado, com produção de mudas, playground adaptado, espaço para caminhada e canteiro sensorial. Todos os fins de semana, o Horto abriga uma colorida exposição de artesanato local e possui localização privilegiada entre os principais centros de compras.

Sabores do Currupira

Por lá você vai poder almoçar e saborear os cafés da tarde feitos com todo cuidado para te fazer relembrar dos sabores da sua infância na casa da vó. O Sabores do Currupira produz também bolachinhas artesanais, vinagre, licores e pimentas com muita qualidade. Você encontra também produtos na Casinha Rural do Horto e no Empório do Cristo.

Quer mais informações sobre Socorro, visite o site www.socorro.tur.br e confira tudo que ela tem para te receber.