São Roque
O município de São Roque foi fundado no dia 16 de agosto de 1657 pelo nobre capitão paulista Pedro Vaz de Barros. O nome São Roque origina-se da devoção de seu fundador por este santo
Pedro Vaz estabeleceu-se com a sua família e cerca de 1.200 indíginas ao redor dos Ribeirões Carambeí e Araçaí e começou assim a cultivar trigo e uva. Mais tarde, imigrantes italianos e portugeses transformaram o munícipio na Terra do Vinho.
Em 1990, devido ao seu grande potencial no cenário histórico-artístico, ecológico e cultural, foi transformada em Estância Turística, e desde então vem acelerando cada vez mais o afloramento de suas potencialidades turísticas para assim conquistar espaço no cenário histórico ecológico e cultural do país.
Os atos em louvor e São Roque e os festejos que hoje são realizados, durante o mês de agosto, tem suas origens ligadas ao próprio surgimento do município. Ao escolher São Roque como protetor do primitivo povoado que iniciara, ao erguer a capela dedicada ao santo e ligada à sua própria moradia por um passadiço elevado de madeira; ao deixar em testamento que missas fossem celebradas à todo mês de agosto, em louvor ao padroeiro, o fundador do município, Pedro Vaz de Barros, lançou as sementes mais férteis da fé e das tradições que, ano a ano foram cravando raízes e hoje resultam no eventos mais queridos e significativos do povo de São Roque
Terra do vinho
As origens do cultivo da uva e a produção de vinho em São Roque remontam aos primeiros tempos do povoado. Em meados do século XVII, quando aqui chegou, o fundador do município, Pedro Vaz de Barros, fez plantar extensos vinhedos, transformando-se assim na legendária figura do primeiro vitrivinicultor de sanroquense.
Após o impulso inicial, mais dois séculos iriam correr e só mesmo por volta de 1880, é que acontece o ressurgimento de vitrivicultura em São Roque. Em 1924 com a chegada de imigrantes italianos e portugueses a produção alcançava mais de 1 milhão de litros de vinho e já somava duas ou três dezenas de vitrivinicultores. O apogeu da indústria vitriviniculttores. O apogeu da indústria vitrivinicultora sanroquense chega entre as décadas de 40 a 60 com a produção anual de 12 milhões de litros.
Atualmente estas viniculas mantém boas instalações para recepção de turístas, sendo que a maioria dessas, com fácil acessos através da estrada do vinho, a partir do Km 60 da Rodovia Raposo Tavares
A festa do vinho
A primeira festa do Vinho realizada em São Roque acontece em julho de 1942. Foi o primeiro evento no Brasil vinculado à produção e comercialização da bebida. O local escolhido para sua realização foi o Largo dos Mendes, o Campo da Associação, como era conhecido naquela época. A festa nasceu por sugestão do DR. Cláudio Cecil Roland, apresentada e aprovada em reunião do Rotary Clube, à época presidido pelo Dr. João Gabriel Pinto Costa, prefeito do município.
A partir daí realizam-se 37 edições dessa famosa festa, onde havia grande visitação de turistas que vinham para degustar e adquirir tai produtos. Estes evento foi sem dúvida o que deu grande impulso para o setor vinícola da região, porém devido ao grande número de pessoas aqui recebido, esta festa teve que ser suspensa temporariamente para que seja montada uma nova e melhor estrutura.
A 1.200 metros de altitude!
Você sabe que em São Roque, além de boneco de neve, tem pista de esqui?
Tem mais, pode-se esquiar em qualquer época do ano.
No Ski Mountain Park, tem tobogã, teleférico, pista de mountain bike, parque de diversão, playground, choperia, lanchonete, taverna, churrascaria, enfim, tudo que existe de bom, gosto e diferente