Responsabilidade Ambiental
Respeitar o meio ambiente faz parte dos valores da Urubupungá, que desenvolve mecanismos para melhoria e preservação do mesmo.
Conheça a seguir algumas práticas ambientais utilizadas pela empresa:
- DESTINAÇÃO DOS RESÍDUOS
- TRATAMENTO DA ÁGUA
- LAVAGEM DAS PEÇAS
- PRESERVAÇÃO DAS ÁREAS VERDES
- GESTÃO CONSCIENTE DE PNEUS
- RENOVAÇÃO DA FROTA
- CONTROLE DE EMISSÃO DE POLUENTES
Os resíduos provenientes das atividades de manutenção dos veículos são destinados a áreas de armazenamento e, posteriormente, encaminhados para reúso, remanufatura ou descarte. A destinação final é baseada na legislação ambiental vigente e nos contratos firmados com os fornecedores.
A Urubupungá capta água das chuvas e as armazena em reservatórios apropriados, onde ficam disponíveis para utilização na máquina automática de lavagem, lavagem do chassi, limpeza de peças e lavagem do piso das instalações. Toda água usada nesta lavagem e na limpeza da garagem é coletada e passa por sistemas de filtragem, separação de óleo e tratamento físico, para que possa ser reutilizada outras vezes para lavagem dos veículos. Desta forma, assegura a segregação de todos os componentes sólidos dissolvidos na água dos resíduos de óleo e graxa decorrentes das operações de lavagem, resultando em descarte e destinação correta, evitando danos ao meio ambiente.
As atividades de manutenção veicular requerem que os componentes mecânicos estejam isentos de graxas, óleos e quaisquer outros lubrificantes necessários para seu funcionamento. Para lavagem dos componentes mecânicos, a Urubupungá, seja em suas próprias instalações ou por meio de terceiros, utiliza dois processos, ambos funcionando em circuito fechado e com controle de seus efluentes.
Máquina de lavar peças
O equipamento possui uma gaiola interna com movimento constante de rotação, onde são depositadas as peças que devem ser lavadas. A remoção de impurezas é realizada por jatos de água quente com solução desengraxante biodegradável, direcionados sobre as peças.
BIO-CIRCLE
Este equipamento utiliza micro-organismos presentes no líquido de limpeza, que transformam compostos orgânicos (óleo, graxa, etc) em moléculas de água e C0². Não existe descarte de produtos perigosos e o líquido é automaticamente renovado. Os resíduos sólidos são filtrados e recolhidos para descarte, seguindo normas e procedimentos para materiais dessa natureza.
Os taludes em frente à garagem da Urubupungá são mantidos com manejo adequado e conservação de sua cobertura vegetal, para evitar infestação de animais nocivos à saúde humana e reduzir a possibilidade de acidentes de qualquer natureza, tais como deslizamentos ou desmoronamentos nos períodos chuvosos e incêndios no período de seca. Adicionalmente, a Urubupungá emite alerta quando ocorrem invasões em áreas conservadas, evitando degradação ambiental.
Componente fundamental para o negócio e de forte impacto ambiental, na Urubupungá os pneus constituem-se em oportunidade de desenvolvimento tecnológico visando à redução de seu consumo por meio de maior rendimento quilométrico. O programa de monitoramento dos pneus é realizado em parceria com a Pirelli e recapadoras, de tal forma que os avanços conseguidos possam ser também transferidos para outros frotistas, potencializando dessa forma os ganhos ambientais obtidos.
Com uma das maiores frotas de fretamento de São Paulo, a Urubupungá tem uma política de renovação veicular que proporciona entre outros ganhos, benefícios ambientais, como:
- Atualização tecnológica se traduz por veículos equipados com motores de projeto mais recente, capazes de comunicar-se com softwares embarcados de gerenciamento de queima de combustível, emitindo quantidade menor de poluentes;
- Os motores eletrônicos são mais compactos, agregando tecnologias para consumo de materiais de maneira mais racional em sua produção;
- Por sua vez, o consumo de óleo de motor para os novos equipamentos é menor, reduzindo assim o volume de óleo que precisa ser descartado ao longo do período de uso do equipamento.
A Urubupungá realiza manutenção preventiva ecológica avaliando o nível das emissões geradas pelos seus veículos. E para assegurar que os níveis estejam dentro de limites definidos pela legislação, a empresa adota, internamente, valores mais rigorosos do que os normatizados legalmente. O processo está baseado em intervenções preventivas, em intervalos definidos por sua equipe de manutenção, tendo como ponto de partida as especificações dos fabricantes dos veículos e seu conhecimento sobre o comportamento dos motores quando utilizados nas condições de carga, clima e relevo característicos da região onde a empresa atua.