POÇOS DE CALDAS

Toda a história de Poços de Caldas está ligada à atividade turística, hoje um dos principais destinos turísticos do interior de Minas Gerais. Embora as águas termais sigam sendo o grande diferencial, Poços se preparou para oferecer opções em quase todos os segmentos turísticos, modernizou sua grande rede hoteleira e está ligada ao Estado de São Paulo por excelentes rodovias. Turismo de eventos, de aventura, esportivo e religioso são opções que a cidade oferece aos mais diversos públicos, durante todo o ano, numa cidade planejada, de clima ameno e gente hospitaleira.

Localização:

Poços de Caldas localiza-se a Sudoeste do estado de Minas Gerais, bem próxima à divisa entre o estado de Minas e São Paulo (243Km).
São municípios vizinhos de Poços de Caldas: Andradas, Bandeira do Sul, Botelhos, Caldas, Campestre.

Atrativos:

Águas

A região, onde se localiza a cidade, é de origem vulcânica. Por isso, as águas mais famosas são as sulfurosas. Você sabe o que é uma água sulfurosa? É aquela que contém mais de 1mg/litro de enxofre. Tem um cheiro diferente, oleosidade e temperatura, na maioria das vezes, elevada e são muito usadas para tratamento de doenças de pele.

Aproveite as águas sulfurosas não só para beber. Nas Termas Antônio Carlos você pode fazer sauna, tratamentos de beleza, fisioterapia e mecanoterapia cujos aparelhos são de fabricação alemã, e são únicos no Brasil.

As termas funcionam de segunda a sábado das 8h às 11h30min e das 16h às 19h30min. No domingo, apenas no primeiro horário. Informações pelo telefone (35) 722-1923.

Charretes

Uma boa forma para se conhecer os pontos turísticos da cidade é passeando de charrete. Elas saem da Praça Pedro Sanches e fazem várias paradas nas ruas, principalmente nas praças. É só chegar que eles levam você para conhecer o melhor de Poços de Caldas.

O Cristo Redentor mineiro

A estátua fica no ponto mais alto da Serra de São Domingos, a 1678 metros de altitude. Você pode ir de teleférico, em 8 minutos, saindo da avenida Francisco Salles. O horário de funcionamento é às segundas, quintas e sextas das 14h às 18h. Sábados, domingos e feriados começa mais cedo: das 8h às 18h. Informações: (35) 722-2255.

Fonte dos Amores

A Fonte dos Amores, que por sinal tem uma das melhores águas minerais do Brasil, é um dos pontos turísticos mais procurados.

Diz a lenda, que um casal de namorados se escondeu dos pais no local, já que eles não concordavam com o namoro. Desesperados por não poderem viver felizes para sempre, os dois se jogaram do alto dos rochedos, sendo os corpos cobertos pelas águas.

Em 1929, o artista Giulio Staracce deu forma à lenda esculpindo duas estátuas em mármore branco. Visitas: das 7h às 17h30min.

Recanto Japonês

Quando você estiver na Serra de São Domingos, visite o Recanto Japonês. Além das construções típicas, e jardins, visite a Fonte Três Desejos que simboliza o amor, a saúde e a inteligência, necessários para se levar uma vida em harmonia.
O Recanto Japonês fica aberto das 8h às 18h.

Relógio Floral e Calendário de Flores

Na Praça Getúlio Vargas há um relógio de flores, que tem os números feitos com gramas e pequenas plantas. Os ponteiros são em metal, e o relógio funciona com precisão.

E na Praça Eliziário Junqueira há um calendário de flores. A data e a estação do ano ficam em placas de cimento com pedrinhas brancas, e ela é atualizada diariamente pela prefeitura. O nome da cidade e o ano estão escritos com a própria grama.

Represa Bortolan

Na estrada para Águas da Prata está a Represa Bartolan. Ela foi construída para a obtenção de energia, mas, às suas margens, há restaurantes e clubes, onde você pode andar de barco, lancha, pedalinho ou até pescar, num ambiente muito agradável.

Véu Das Noivas

Não perca a oportunidade de conhecer a Cascata Véu das Noivas, perto da represa. Formada por um conjunto de três cachoeiras, possui um grande volume de água. De domingo a quinta, o lugar fica aberto das 7h30min às 17h, e sexta e sábado das 7h30min às 3h da madrugada, ficando a cascata iluminada.